Pesquise no FIBAsquete

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Há 24 anos, Brasil derrotava os EUA na final do Pan de Indianápolis




Há exatos 24 anos, a Seleção Brasileira Adulta Masculina surpreendia o mundo, garantindo a conquista da medalha de ouro na 10ª edição dos Jogos Pan-americanos, disputados em Indianápolis, nos Estados Unidos, derrotando o selecionado norte-americano, que atuava em seus domínios e contava com diversos jogadores que depois integraram a NBA (Liga Profissional Norte-americana) – David Robinson, Danny Manning, Willy Anderson, Pervis Allison, Rex Chapman e Keith Smart, entre outros.

No dia 23 de agosto de 1987, em pleno Madison Square Arena, o Brasil superou os Estados Unidos, por 120 a 115 (54 a 68 no primeiro tempo), com uma virada sensacional, emocionando bastante a todos os torcedores. Vale recordar, que o selecionado brasileiro chegou a estar 22 pontos atrás durante o primeiro tempo. E, também, que esta vitória quebrou uma série invicta de 24 partidas do time norte-americano em jogos oficiais e a primeira derrota em seus domínios em uma competição oficial.

A Seleção Brasileira era formada pelos seguintes jogadores: Oscar Daniel Bezerra Schmidt (249 pontos), Marcel Ponikwar de Souza (187 pontos), Israel Machado Campello Andrade (78 pontos), Gérson Victalino (62 pontos), Jorge Guerra, o Guerrinha (55 pontos), Ricardo Cardoso Guimarães, o Cadum (47 pontos), João José Vianna, o Pipoka (23 pontos), André Ernesto Stoffel (11 pontos), Maury Ponikwar de Souza (12 pontos), Paulo Villas Boas de Almeida (47 pontos), Rolando Ferreira Junior (12 pontos) e Sílvio Malvezi (06 pontos). Técnico: Ary Ventura Vidal. Assistente técnico: José Medalha.

“Não só pela conquista da medalha de ouro, mas pela formação de um grupo unido, comprometido, amigo e que treinava em todas as oportunidades possíveis. Estávamos super preparados em todos os aspectos do jogo. E, quando a oportunidade chegou, agarramos com unhas e dentes. Jogávamos alegres, com garra, com determinação e de maneira dinâmica e ousada. Utilizando a velocidade e a linha de três pontos como precisão”, relembra Paulinho Villas Boas, que recentemente foi homenageado, em Foz do Iguaçu (PR), por esta conquista e ainda por todos os feitos ao longo de sua carreira (veja o vídeo).

“Essa conquista foi inesquecível, pois os jogadores mostraram muita garra, determinação, força de vontade e amor à camisa. Por isso, cumprimento a todos que estiveram em quadra e garantiram a medalha de ouro”, finaliza Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário