Pesquise no FIBAsquete

quinta-feira, 5 de abril de 2012

São José bate Joinville em casa e é líder isolado do NBB


A equipe da AE São José Basketball/Unimed/Vinac assumiu isoladamente a liderança do NBB – Novo Basquete Brasil – ao vencer a equipe da Cia. Do Terno/Romaço/Joinville por 93x82, na noite desta quinta-feira (5) no Ginásio Linneu de Moura. A liderança veio depois que a equipe do EC Pinheiros/Sky foi derrotada em casa, no clássico da capital paulista, pela equipe do CA Paulistano/Unimed, por 82x87 na prorrogação.


A torcida fazia uma festa linda no Ginásio Linneu de Moura, que já estava completamente lotado com pouco menos de 10 minutos para o inicio da partida, eles cantavam, gritavam e festejavam a cada segundo do pré-jogo.

A equipe joseense começou a todo vapor e impôs sua força logo no início da partida, abrindo em três minutos de quarto, 8x2 a seu favor. Joinville se perdia em quadra, errava muitos ataques e não conseguia segurar os donos da casa que, quando não acertavam o arremesso de primeira, pegavam o rebote e anotavam a cesta logo depois.

A equipe joseense não dava chances para a reação de Joinville, que continuava a errar arremessos e não pegava os rebotes ofensivos, na metade do quarto os donos da casa chegaram a abrir 20x04 no placar. Joinville bem que tentava, com contra-ataques rápidos e se esforçando na defesa, tentavam de tudo, mas São José era claramente mais forte e com mais qualidade em quadra, abriram uma boa vantagem e venceram o 1Q por 30x12.

O segundo quarto começou com os donos da casa mostrando sua força na defesa. Os visitantes tentavam arremessar mas eram bloqueados ou quando conseguiam, não pegavam os rebotes. O jovem Ricardo Fischer, que entrou no lugar de Fúlvio, marcava muito bem e roubava bolas inclusive no meio da quadra só que, em contrapartida, o ataque parou de funcionar e as poucas bolas de Joinville que caiam iam fazendo a diferença diminuir aos poucos, 33x21.

Com pouco mais de 6 minutos para o fim do quarto, Joinville desesperou e partiu com tudo pra cima, errando muito em momentos cruciais. Bishop, depois do árbitro ter parado a jogada, continuou correndo pela quadra vazio e cravou a bola no aro, tomando falta técnica, logo depois, o técnico visitante reclamava demais com a arbitragem e foi ameaçado por Sérgio Pacheco, tomando outra falta técnica e prejudicando ainda mais sua equipe. Com todos estes problemas, Joinville venceu o 2Q por 22x25, mas São José continuava na frente: 52x37 no placar.

O terceiro quarto começou com Joinville buscando a recuperação e enfiando 0x7 nos donos da casa, que logo aos dois minutos pediram tempo para tentar acertar a equipe em quadra. A torcida cantava, gritava e incentivava o time o tempo todo e os jogadores tentaram corresponder como dava em quadra mas a mão afiada dos visitantes fazia diferença e a vantagem, a cada segundo, era menor. Na metade do quarto, Joinville perdia por apenas cinco pontos: 56x51.

São José parece ter ficado no vestiário neste 3Q e não mostravam o bom basquete que foi jogado no 1T e pra ajudar, com pouco mais de três minutos, Dedé sentiu uma pancada nas costas e saiu de quadra direto para o ambulatório, preocupando a torcida e a comissão técnica, neste momento, o placar assinalava 60x59.

Logo depois um lance confuso, um dos árbitros marcou falta de ataque no garrafão defensivo dos visitantes, e logo depois da falta foram cobrados os lances livres para Joinville, quando Murilo contestou com Sérgio Pacheco a marcação da falta, os  árbitros foram conferir o lance com os mesários, o que gerou grande reclamação e um pequeno bate-boca entre os jogadores de Joinville e o trio de arbitragem. Segundos mais tarde, Pacheco reconheceu o erro e voltou o lance, com posse de bola para os joseenses, provocando muita fúria na equipe catarinense.

Logo após toda esta confusão, a torcida incendiou o ginásio da Vermelhinha e a equipe se incendiou junto em quadra, abrindo 63x59 no placar e jogando bem novamente mas ainda cometendo alguns erros em certos momentos, Joinville chegou a encostar mas os joseenses souberam segurar a vantagem e perderam o 3Q por 14x18, mas venciam no placar geral por 65x63.

No último e decisivo quarto, São José demonstrava o bom basquete novamente em quadra e o entrosamento entre Fúlvio Chiantia e Murilo Becker. Joinville chegou a assustar mas depois de uma linda jogada entre Murilo e Fulvio, Dedé de três e Laws, enfim aparecendo muito bem na partida, abriram sete pontos de vantagem, botando mais lenha na fogueira do caldeirão da vermelhinha.

O técnico José Alves Neto, de Joinville reclamava demais da arbitragem, inclusive batendo boca fortemente com Sérgio Pacheco, que novamente o ameaçava de exclusão da partida, o lance fez com que a partida ficasse quente dentro de quadra. Os joseenses partiram pro tudo ou nada como se estivessem perdendo por 20 pontos e construíram toda a vantagem perdida no inicio do 2T. Faltando pouco mais de quatro minutos, o placar marcava 84x72 para São José.

A torcida pedia a vitória bonita de se ver, e o São José respondia em quadra, os visitantes pararam no placar e São José, se aproveitando disto, foi pra cima, abriu vantagem a administrou o resultado positivo, para euforia geral do Ginásio Linneu de Moura. São José saiu vencendo o 4Q por 28x19, vencendo a partida por 93x82.

Os destaques da partida foram Luiz Felipe com 18 pontos, 2 rebotes e 1 assistência e Kojo com 14 pontos, 11 rebotes e 7 assistências – double-double – pelo lado catarinense. Já pelo lado joseense, os destaques foram Murilo Becker com 33 pontos, 10 rebotes e 1 assistência – double-double e Dedé com 21 pontos e 4 rebotes pelo lado joseense.

Agora, o São José faz a “final antecipada” contra a equipe do EC Pinheiros/Sky na próxima terça-feira (10) às 21h no Ginásio Linneu de Moura, em partida adiada da antepenúltima rodada. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário