Pesquise no FIBAsquete

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O lockout da NBA



Como dissemos no início do blog, o nosso foco não será na NBA, mas com o lockout ocorrido esse ano e vários jogadores da NBA sinalizando que podem atuar na Europa durante a greve, e inclusive no caso do Leandrinho aqui no Brasil, resolvemos falar uma pouco do lockout.

Muitas se lembram do último lockout da NBA que ocorreu na temporada 1998/99, logo depois do tri-campeonato do Chicago Bulls e a aposentadoria de Michael Jordan, tinha a incerteza de como a NBA ficaria sem o seu maior ídolo, e a economia americana estava aquecida. Quando parecia que a temporada iria ser cancelado, os times e a associação de jogadores entraram em acordo e a temporada começou em janeiro de 1999 com 50 jogos na temporada regular. Nesse caso poderiam dizer que entraram em acordo para não perderem dinheiro.

Mas o lockout de 2011 é diferente. Os donos de time não vão aceitar qualquer acordo para não perderem dinheiro, porque eles já estão perdendo dinheiro. Vinte e duas das trinta franquias da NBA fecharam com prejuízos na última temporada. O cenário desse lockout é completamente diferente, o de 1998/99 eles discutiam como ia ser a distribuição das riquezas geradas, nesse os donos querem um acordo para diminuir gastos e voltarem operar no azul. Por isso o risco de termos a temporada da NBA cancelada esse ano é maior do que foi à 13 anos atrás. E mais difícil ainda é calcular o impacto que essa paralisação terá para a liga no futuro.


Leia mais:
Brasil bate a Rep Dominicana
Materia sobre a vitoria de mogi e a confusão no fim da partida
Vitor Faverani se apresenta ao Valência
Flamengo perto de acertar com um patrocinador
Espanha bate a Eslovênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário