Pesquise no FIBAsquete

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Julio Lamas: "A medalha olímpica só será possível se dermos o máximo"



Com a despedida, após as olímpiadas, de vários jogadores da "geração de dourada" da Argentina,  que conquistaram o ouro em 2004 em Atenas e Bronze em Pequim. O técnico Julio Lamas vê que essa seleção tem chance de conquistar medalha, se der ao máximo nos jogos.

Para Julio Lamas é uma sensação incrível disputar essa ocompetição: 


"Os jogos Olimpicos me deixam bastante emocionado, é a sensação mais fantástica no esporte, os 19 dias em que convivi na vila olímpica com esportistas de todo o mundo é algo incrível. Na questão esportiva também. Há muita esperança euq a seleção conquiste mais uma medalha e aumente a página de glórias.".

Veja abaixo uma entrevista dada por ele para o diário Olé pelo jornalista Julián Mozo:


Muitos jogadores da Geração Dourada" terão uma última oportunidade para uma nova medalha olímpica. Existe alguma chance para essa conquista?

Sim, muitos estão encerrando suas carreiras, mas os objetivos ainda é a medalha. Se conseguirmos nos concentrar e dar ao máximo é possivel, o elenco está mais velho. O elenco tem muita qualidade é e muito unido, o que faz acreditar nessa possiilidade.


Como será treinar uma seleção com muitos jogadores veteranos?

Existem jogadores que estão no auge, inclusive jogadores que são titulares de times qda NBA. não me importa se há uns anos eles eram melhores fisicamente, pois eles tem conhecimento do jogo, coração e sabem jogar em conjunto. Com a experiência, a equipe saberá decidir nos momentos decisivos.


Foi difícil a conquista da vaga olímpica. Não fica preocupado pelo fato de Londres o nível ser muito maior?

O pré-olímpico foi difícil, mas porque comentavam que seria fácil e não foi.A pressão foi muito grande e mesmo assim a equipe saiu campeã da competição;

Qual a sua análise sobre a seleção no pré-olímpico?

Nossa defesa foi boa, mas precisamos melhorar, osso maior problema foi o ataque precisamos de uma evolução maior. Sem essa melhora, não conseguiremos a medalha.

Que tipo de melhora?

O trabalho coletivo com e sem a bola, a movimentação dos jogadores. Saber analisar de acordo como estiver desenvolvendo o jogo. 


Qual a importância da saída do Nocioni para a ACB?

Foi muito importante, pois era o que ele desejava, pelo lado pessoal e esportivo. O jogador está feliz e isso que importa. Outro fator positivo, é que por não disputar torneios europeus, ele poderá treinar 5 dias por semana e se preparar melhor comoala, a posição que necessito que ele jogue em Londres


Oberto disputou apenas 7 partidas em 1 ano e meio. Chegou a você alguma vontade dele de disputar o Sul-Americano?

Não era o que eu queria, mas foi o melhor que se pode ter.Devo encontrar-lo no Sul-Americano, e assim conseguirei saber como estará fisicamente.


Se Oberto não for convocado, a seleção continuará com chance com outros pivôs que jogaraão ao lado de Scola, como Juan Guierrez e Lleiva?

Faremos o que pudemos, com a ajuda de todos, para funcionarmos bem. Oberto tem 38 anos, não jogará como se tivesse 30 anos.


Não acha a equipe com muitos jogadores de perímetro e muito baixa no garrafão?

Vamos ver, teremos otimizar todos os nssos recursos.


Como pode suprir essa carência?

Com a ajuda de todos, jogadores ajudando na defesa , jogadores de perímetro, ajudarem nos rebotes. No ataque, na criação das jogadas, não depender só dos armadores.


Tyler Field tem chance de ser convocado?

tem chance porque já está acostumado ao nosso estilo de jogo. porém tem 34 anos, mas seria melhor com Juan Gutierrez com 28 anos e lleiva com 31 anos. temos um plano para Oberto e também queremos ver jogadores mais novos que possam continuar o ciclo.


Pepe Sanchez também quer disputar. Ele sai na frente de jogadores como Campazzo e Figueroa por já ter participado das olímpiadas?

Sim, por já ter disputado vários torneios nesse nível, mas não quer dizer que está garantido. Sabemos que ele não jogará por muito tempo pela seleção e precisamos de um substituto.

Sente que precisa de um substituto para Prigioni?

Sei que não será Pepe Sanchez, hoje estamos procurando alguém de nível olímpico. Os jovens armadores de hojes tem que ter mais ambição.


O Sul-Americano pode definir se  Campazzo e Figueroa teriam condições?

Campazzo do Peñarol estaria habilitado em pensar que sim, tem sempre um primeiro torneio, como fiz com manú e pepe no mundial de 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário