Pesquise no FIBAsquete

sexta-feira, 9 de março de 2012

Descomplicando o March Madness


Quem assiste assiste a ESPN ou a BANDSPORTS vem podendo ver uma grande quantidade de jogos da NCAA (Basquetebol Universitário Norte Americano) sendo exibidos, e nessa semana com a descrição na programação aparecendo Tournament Week (Semana de torneios). Ao entrar no site na ESPN americana, percebi que para alguém que começou a acompanhar a NCAA ou mesmo para aqueles que já acompanham mas nunca procuraram saber como tudo funciona, parece tudo um pouco complicado, pra não dizer muito complicado. Por isso vou tentar descomplicar, ou pelo menos explicar o que acontece nesse mês de Março e porque o basquete universitário norte americano se torna o foco das atenções para todos que acompanham esporte por la. Afinal de contas, muitos dos jogadores que vamos ver em ação nesse March Madness estarão em um futuro próximo sendo protagonistas na NBA.



Começando pelo significado de March Madness que traduzindo seria Loucura de Março. Atualmente, o termo March Madness é sinônimo do torneio de basquete da NCAA, mas o apelido foi usado pela primeira vez para descrever outro torneio de basquete: o torneio anual da Illinois High School Association (em inglês) - Associação Universitária de Illinois. Henry V. Porter é conhecido como o criador da frase em um artigo, em 1939, para a revista acadêmica de Illinois, "March Madness" .O termo não havia sido usado para descrever o torneio de basquete da NCAA até 1982, quando Brent Musburger, um repórter da CBS, usou-o durante a transmissão de um jogo do torneio. Os fãs do basquete universitário e a mídia passaram a usá-lo desde então.


O March Madness por ser dividido em três partes:

 
1 - Tournament Week: São os torneios regionais onde cada equipe joga contra os times que fazem parte de sua conferencia. Antes do torneio é dada uma classificação geral para serem escolhidos contra qual time jogarão contra. Nesse ano temos 32 conferencias, que você pode  conferir quais são nesse link http://espn.go.com/mens-college-basketball/champweek2012/. Dessas 32 conferencias 12 são consideradas as mais importantes (com os times mais fortes), são elas: Big East, Big Ten, Big 12, SEC, Mountain West, ACC, West Coast, Atlantic 10, Pac-12, Missouri Valley, Conference USA e Colonial.

 

Ao final da semana quando se definem todos os campeões de conferencia, o comitê de seleção, composto por diretores selecionados de associações atléticas universitárias e por comissários das conferências se reunem para selecionar os times que vão para a championship week (playoff). Cada torneio tem o seu próprio comitê e o comitê de seleção se reúne entre a quinta-feira e o domingo antes da data escolhida para o primeiro jogo do torneio. O seu trabalho é selecionar os times que merecem entrar no torneio. As decisões são anunciadas pela televisão, durante o domingo de seleçãoExistem 32 times que recebem um convite automático para participar do torneio como recompensa por terem vencido seus respectivos torneios regionais. Os demais convites, 34 para homens, ficam nas mãos do comitê de seleção. Dos times que restam, existem os que têm chance de ir para o torneio, os que não servem para tal e os chamados bubble ou "bolha", que têm situação indefinida, podendo ou não ser convidados.
O comitê fica isolado em um hotel durante o processo de seleção (em situação semelhante ao júri de um importante caso jurídico). Ele precisa pesar as informações que tem, considerando determinados critérios (listados mais abaixo) e, durante o processo de seleção, cada membro precisa sugerir uma lista de times para participar do torneio. Essa lista não pode ter a escola que o membro representa. Se oito membros colocarem um mesmo time em suas listas, esse time é convidado para o torneio.
Aqui estão alguns critérios usados pelos comitês de seleção:
  • Rating Percentage Index, RPI - índice de porcentagem de notas - para mais informações sobre o RPI, consulte CollegeRPI.com (em inglês)
  • classificação no ranking nacional
  • registro regional
  • registro de viagens
  • vitórias sobre oponentes classificados
  • classificação final do time na temporada regular
Também existe um RPI adaptado, usado pelo comitê de seleção. Os ajustes levam em conta fatores como vitórias contra times com excelente classificação. Esse RPI adaptado não é revelado.

 2 - Championship Week: Nessa parte acaba tudo ficando um pouco mais fácil, às vezes, falar sobre o torneio de basquete da NCAA pode parecer uma conversa sobre jardinagem. Assim como os jardins, o torneio tem poods("vagens") e seeds ("sementes"). Sementes ou equipes se referem à localização de um time em uma das quatro regiões e as vagens ou grupos se referem ao método de agrupar as equipes nos locais da primeira ou segunda rodada. O mesmo comitê que seleciona os times para o torneio também decide como eles serão agrupados e onde eles irão jogar. 
A partir dai 64 times são divididos em quatro regiões geográficas. Cada região tem times com números de 1 a 16, sendo que o melhor time da região recebe o número 1. Uma região do torneio masculino tem 17 times e os dois times de menor classificação no rank disputam um jogo para ver quem fica com o número 16. Aqui aparece uma das coisas que os americanos parecem adorar, as "Brackets" que seriam algo representando os cruzamentos de cada universidade e cada região levando até o Final Four.



Aqui vou deixar dois link com as previsões feitas pelos sites da ESPN e pela CBS com as Universidades que especialistas acham que serão as escolhidas, e na maioria delas eles sempre acertam por serem escolas de prestígio e bem ranqueadas.


3 - Final Four: Ao final de tudo isso, todas essas Universidades são reduzidas a somente 4 escolas que disputam o título de Campeão Nacional no Mercedes-Benz Superdome em New Orleans de 31 de março a 2 de abril . No ano passado Connecticut Huskies venceu Butler Bulldogs por 53-41 no dia 4 de Abril de 2011 na Reliant Arena em Houston - Texas e tornou-se campeão nacional. 

E ai, quem vocês acham que será o campeão esse ano?
Brackets estão disponiveis pela internet para você dar seu palpite.É só entrar no ESPN.COM, NCAA.COM ou CBSSPORTS.COM e começar a especular!

*Algumas curiosidades sobre o March Madness:

- A chance de um pessoal conseguir fazer um "bracket" perfeita 9,233,372,036,854,775,808 / 1

- Somente um time conseguiu marcar mais de 100 pontos no jogo do Título da NCAA, foi a Universidade de UNLV Runnin' Rebels que ganhou de Duke em 1990 de 30 pontos de diferença (103-73)

- Glen Rice marcou 184 pontos em 6 jogos incluindo 27 bolas dos 3 pontos, ironicamente ele converteu somente 7 lances livres no Torneio, a menor marca entre os lideres em pontos da história do torneio

- Existe uma relação entre a distancia que um time viaja para um jogo e seu resultado, estatísticas mostram que 77% das vitórias um time viaja em média de 0-100 milhas, 69% das vitórias um time viaja em média de 0-250 milhas, 46.5% das vitórias um time viaja entre 0-500 milhas.

- Em 2009 empresários perderam $1,2 milhões de dólares na produção dos trabalhadores durante o torneio da NCAA.

- Em 2011 Texas-Arlington fez sua primeira aparição no torneio na história da universidade. O time não tem uma arena de basquete ou ginásio, eles jogam seus jogos em casa em um teatro  improvisado.


















Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto que dá aos que não estão acostumados uma explicação muito clara de como funciona o sistema de disputa da NCAA.

    ResponderExcluir