Pesquise no FIBAsquete

sábado, 20 de agosto de 2011

O que trará a chegada de Leandrinho ao Flamengo e a NBB




A grande notícia do basquete nacional nessa semana foi o anuncio da contratação do Leandrinho por parte do Flamengo. A paquera entre ambas as partes que rolava a algumas semanas e que a maioria não acreditava na possibilidade, virou namoro e Leandrinho foi apresentado ao time da Gávea nessa sexta-feira com um contrato até dezembro ou até que o lockout da NBA acabe. Agora, quais benefícios a chegada do Leandrinho trará para o Flamengo e para o NBB.

Começando pelo Flamengo dentro da quadra, o time que já era um dos favoritos ai título, ganhará um jogador muito acima da média do restante da NBB. Se a temporada da NBA for cancelado, o Flamengo se torna o grande favorito ao título das competições que disputar. A chegada do Leandrinho possibilitará um leque de opções para o técnico Gonzalo Garcia. Ele poderia usar o Leandrinho como ele tem jogado nos últimos anos, e aonde ele mais rende, que é jogando na 2 e tendo o americano David Jackson como uma espécie de sexto jogador da equipe. Nessa situação a equipe formaria o quinteto titular com Hélio, Leandrinho, Marcelinho, Kammerichs e Caio Torres e uma banco fortíssimo. A outra opção seria colocar o Leandrinho para jogar como armador principal da equipe, como ele chegou a atuar no início da carreira e na NBA. Assim o Flamengo teria um quinteto titular com os seus jogadores mais talentosos, mas que talvez não deixe o Leandrinho confortável para desenvolver o seu melhor jogo, já que tem alguns anos que ele não faz a 1 com regularidade. Nessa situação o quinteto titular seria Leandrinho, Jackson, Marcelinho, Kammerichs e Caio Torres, e ainda com boas opções para rodar a equipe.

No Flamengo fora da quadra, ai vem a parte mais difícil. O Departamento de Marketing vem sendo constantemente criticado pela torcida e imprensa por não conseguir aproveitar o potencial da marca do clube e dos atletas renomados que têm, como no caso do Ronaldinho Gaúcho e do César Cielo. Depois de 8 meses o clube conseguiu fechar um patrocinador master para o futebol  e que pouco explorou a imagem do Ronaldinho para seu benefício. A mesma coisa acontece no caso de César Cielo, que já está a mais de 1 ano no clube e até hoje a natação rubro-negra continua sem patrocínio. Agora com a chegada de Leandrinho o Flamengo tem uma boa oportunidade de arranjar um rápido substituto para a Sky, que não renovou contrato com o clube para ficar exclusivo no Pinheiros, e que consiga ser ágil para explorar a chegada do Leandrinho, já que em pouco tempo ele pode ter que voltar para os E.U.A.. É importante que o clube saiba capitalizar com essa contratação, já  que tenho ouvido muitos torcedores de outros clubes do Rio e que não são tão fanáticos por basquete querendo ir aos jogos para ver o Leandrinho atuando.

Já em relação ao NBB, a chegada do Leandrinho ao Flamengo será uma grande oportunidade de crescimento contundente da liga. Se a liga junto com os seus parceiros souberem explorar a vinda do Leandrinho para disputar o NBB, a temporada 2011/2012 tem tudo para ser fantástica. Acredito que com um jogador desses, facilitará para as equipes que estão com dificuldades de se manterem, em arranjar patrocínios, termos ginásios mais cheios e o mais importante, trazer mais fãs e praticantes ao esporte.
Agora resta a LNB agir, não depender só da emissora de tv para desenvolver o seu produto.

Abaixo o vídeo gravado pelo jogador do Flamengo Átila dos Santos para a Garra Marketing da apresentação do Leandrinho no Flamengo:


                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário